v Resistência
Para que o corpo tenha energia é necessário que o fígado liberte glicose na circulação sanguínea. O álcool reduz a capacidade da produção de açúcar pelo organismo, consequentemente o corpo tem menos energia e menos resistência.
v Perda de calor
Ao entrar no corpo, o organismo começa a perder calor, quanto mais prolongado for o treino ou quanto mais fresco estiver o tempo, maior é a probabilidade de entrar em hipotermia.
v Tempo de reacção
O álcool tem propriedades tranquilizantes, as quais se fazem sentir por muito tempo após a ingestão. O álcool afecta o sistema nervoso central diminuindo a capacidade de processamento da informação no cérebro. Assim a reacção, coordenação, precisão e equilíbrio são afectados – indispensáveis à prática desportiva.
v Lesões musculares
O álcool tem a capacidade de dissimular a dor retardando assim o início do tratamento. Provoca hemorragias e inchaço os tecidos musculares lesionados. Quando se sofre uma lesão muscular deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, pelo menos até iniciar o tratamento adequado.
v Cãibras
Quando de pratica exercício físico após uma noite de excessos, o álcool ingerido contribui para uma produção de ácido láctico exagerado. Durante a prática desportiva os músculos produzem, através do açúcar, ácido láctico. As cãibras e fadiga muscular são resultado de muita produção de ácido láctico. Assim o consumo de bebidas alcoólicas aumenta significativamente o risco de ocorrência de cãibras.
Se praticas desporto não arrisques, não consumas bebidas alcoólicas!
defacto, o arquivo foi bastante essencial para o meu trabalho.
ResponderEliminar